Melhores Práticas - Brincando se Aprende - 1° ano D

Melhores Práticas
Professora: Elisabete Kohn
Série: 1° ano D
Colaboradora: Ana
Atividade: Brincando se Aprende

A alfabetização está presente no cotidiano das crianças, ou seja, em todos os ambientes da vida dela, podendo ser em casa mexendo no teclado do computador ou no tablet, na escola com a linguagem escrita ou na companhia de adultos alfabetizados, tendo nesse meio, contato com diferentes gêneros textuais e jogos didáticos.
Para promover a alfabetização de maneira prazerosa e significativa, primeiramente exploramos o material individualmente e num segundo momento lançamos um desafio em duplas, para que, através de jogos de tabuleiro, as crianças compartilhassem e ampliassem seus conhecimentos, oportunizando novos saberes em relação a leitura e a escrita.
Os jogos são ferramentas importantíssimas para o processo de ensino- aprendizagem das crianças, pois favorece o conhecimento de maneira lúdica, estimulando a concentração, o raciocínio-lógico, a interação social, além de outras habilidades. Alfabetizar é ensiná-las a perceber como se desenha as letras, a encontrar sons e desenhos de letras iguais e os espaços que eles ocupam nas palavras.