Melhores práticas - Dinâmica Balão da amizade - 1° ano E

Professora: Ana Paula
Turma: 1º ano E
Data: 19/02/18

Dinâmica de integração - Balão da amizade

Mais um ano letivo se inicia e com ele, novos projetos, anseios, desejos de que tudo ocorrerá dentro do esperado.
São muitas perguntas na cabecinha de cada criança, todas esperando um mundo de respostas. Essas expectativas trazem consigo um pontinho de interrogação, onde eles se perguntam: Será que eu vou aprender a escrever e ler todas as palavras que existem no "mundo inteiro"? E olha que para eles, o mundo é muito maior do que para nós.
Para deixar esse momento mais descontraído, leve e prazeroso, os alunos do primeiro ano participaram da dinâmica do balão, onde eles tinham que colocar um papel com o seu nome dentro de um balão. Após esse momento, eles começaram a jogá-los para cima, onde pouco a pouco, misturavam-se com os dos amigos.
Os alunos adoraram essa brincadeira, era uma disputa para ver quem não deixava nenhum balão cair no chão. Esse momento foi muito construtivo, pois tirou a ansiedade que estavam sentindo, proporcionando muitas rizadas e a interação com o grupo.
Ao término do tempo que a professora estipulou, todos as crianças ficaram estátuas e ao sinal dela, jogaram pela ultima vez os balões para cima, e cada um pegou um. Depois desse momento, sentaram em uma grande rodinha, onde um de cada vez poderia escolher uma maneira para estourar o seu balão. Ao estourarem, eles tentavam descobrir o nome do amigo que estava escrito e depois davam um grande abraço nele, entregando-o o papel com o nome.
Com essa dinâmica, além de proporcionar um momento de alegria e amizade, trabalhamos a letra inicial do nome de cada criança, falando algumas palavras que começam com aquela letra.