Melhores práticas - Dinâmica da amizade - 1° ano B

Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Turma: 1° ano B
Data:22/02/18

Dinâmica da amizade

No início do ano letivo é muito comum as crianças ficarem ansiosas e cheias de expectativas. Algumas delas é saber se ela fará novos amigos, se eles serão legais e se irão gostar dela.
Para que os dias sejam prazerosos e os alunos gostem de vir para a escola, além do modo que a parte pedagógica é ensinada e proposta, a socialização e a interação com os amigos e a professora, são essenciais.
Nada melhor que estarmos em um ambiente tranquilo, harmonioso e que você se sinta acolhido e amado. Pensando dessa maneira, os alunos receberam da professora a proposta para a um momento diferente, a dinâmica da amizade.
Eles foram levados a pensar sobre a importância de ter amigos e saber respeitá-los. Falar oi, muito obrigado e principalmente, desculpa. A dinâmica começou quando eles formaram uma rodinha e a professora colocou no chão vários corações cortados de maneiras diferentes. Ao a professora dar as orientações, cada um pegou uma parte dos corações e começaram a achar o seu par.
Esse tipo de atividade propõe desenvolver a atenção, o pensamento lógico e as diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar e analisar. É claro, sem esquecer do nosso objetivo principal, permitir a reflexão, a expressão dos sentimentos referentes as amizades, oportunizando um melhor relacionamento e integração com os amigos.
O carinho, amor e respeito são sentimentos que estão presentes na vida de que cada pessoa, só precisam ser colocados em prática e vividos com muita dedicação. Por isso, para finalizar essa dinâmica, cada criança abraçou o seu "amigo do coração" e disse para ele o quanto é especial.