Batatinha quando nasce... - Maternal I A

Professora: Adrianna da Silva de Borba
Colaboradora: Marileia Fernandes Rodrigues
Turma: Maternal I A

Batatinha quando nasce...

Parlendas são versos falados ou cantados, que pertencem às culturas e tradições de um povo. Podem ser grandes aliadas no aprendizado das crianças, pois despertam curiosidade e estimulam a imaginação. Brincar com as parlendas é um exercício rico e muito prazeroso para os pequenos.
Nesse sentido, a turma do maternal I A conheceu algumas parlendas do folclore brasileiro como: Pede cachimbo, Feijão com arroz e A galinha do vizinho. Mas a parlenda que mais gostaram de trabalhar foi Batatinha quando nasce.
Depois de conhecerem e brincarem com a parlenda, levamos algumas batatas para a sala. Os pequenos puderam observar o alimento com relação à textura, forma, cor e cheiro. Logo após foi feito um desenho de coração no alimento com o objetivo de criar um carimbo. E com tinta e muita curiosidade os pequenos brincaram de carimbar a folha. Foi muito divertido ver reação no rostinho de cada um, pois além de conhecerem um pouco do folclore brasileiro as crianças aprenderam de forma prazerosa e divertida.