Melhores Práticas - Despertando a imaginação através da leitura! - Maternal II B - Educação Infantil

Turma: Maternal II B
Professora: Mariana Aparecida de Mira
Colaboradora: Kerolen Silvano

Despertando a imaginação através da leitura!

Sabe-se que a leitura é um estímulo para desenvolver a capacidade crítica de interpretação e interação social, oferecendo assim, um contato com o seu mundo imaginário.
Pensando assim, temos como hábito diário a contação de histórias para as crianças, incentivando deste modo, o gosto pela leitura e pelos livros dos pequenos. É através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar. De acordo com Abramovich (2009, p14), "escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e compreensão do mundo."
Em uma de nossas leituras diárias na rodinha, as crianças demonstraram grande interesse pelo livro "O que há no mar?" em especial pelo personagem "polvo". Conversamos sobre as curiosidades deste amigo, suas características e o que mais chamava atenção nele, seus oito braços.
Resolvemos então confeccionar um polvo para nossa exposição na Semana da Educação Infantil. Pintamos o mar de guache azul e cada amigo escolheu a cor para pintar seu polvo, depois contamos seus braços e finalizamos colando canudinhos para representar os tentáculos.
As crianças ficaram muito felizes ao verem seus polvos finalizados e aproveitamos para tirar muitas fotos na nossa exposição!