Melhores Práticas - A nossa responsabilidade pela conscientização ambiental - 1º Anos B e E

Colégio Machado de Assis
Data:13/09/17
Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Turma: 1º Anos B e E

A nossa responsabilidade pela conscientização ambiental



Pensando na biodiversidade riquíssima do ecossistema marinho, os Primeiros Anos "B" e "E" do Ensino Fundamental I, desenvolveram não somente um trabalho artístico, mas também estudaram a influência do homem na degradação da natureza e a importância dele para a conservação ambiental.
Embora seja um assunto muito discutido nos últimos anos, parece que algumas pessoas ainda não despertaram sobre a importância de preservarmos a água. Aí paramos para pensar sobre o questionamento de crianças de apenas seis anos, porém, donas de uma sabedoria sem igual, que fizeram a seguinte reflexão:
"Professora, parece que as pessoas esquecem que a água é a casa dos animais marinhos e que se a sujarmos, eles ficarão doentes e podem até morrer. As pessoas não iriam gostar que alguém sujasse a casa deles e fossem obrigados a dormir na cama suja e comer comida estragada".
Simples, entretanto, uma reflexão que muitos adultos deveriam realmente fazer, pois muitas vezes destruímos a natureza com pequenos gestos, como jogar um papel de bala no chão, deixar uma latinha ou sacola na areia da praia, entre tantas outras ações que seria tão fácil de mudar.
Por isso, quando escolhemos, na Semana da Educação Infantil, o tema "Pintando com tinta e amor, o que há de mais belo no mar", pensamos em lembrar as pessoas o quanto se faz necessário preservarmos a água e cuidar dos bichos que nela vivem. É importante lembrar que não só a poluição e contaminação dos ambientes marinhos agem negativamente sobre esses ecossistemas, mas também a pesca predatória, o turismo desordenado, a educação ambiental ausente ou insuficiente, entre outros fatores.
A natureza é muito rica, tanto na diversidade de espécies, como nas cores e formas. Dessa maneira, o que pretendíamos com a nossa exposição, era demonstrar através da arte a beleza natural, e levar a mensagem de um pedido de socorro, pois já passou da hora de todos compreenderem e se responsabilizarem pela conscientização ambiental, que é parte primordial para a sustentabilidade na Terra.