Projeto - Espelho, espelho meu...Este aqui sou eu! - Maternal II B

Professoras: Mariana Ap. de Mira, Milena Oliveira e Patrícia Cristine Trindade.
Colaboradoras: Carin, Kerolen e Mariluci
Turmas: Maternal II A, B e C.
Tema: ESPELHO, ESPELHO MEU... ESTE AQUI SOU EU!
Objetivo Geral:
- Explorar a identidade de cada criança, possibilitando o reconhecimento de si mesma, identificando suas características e potencialidades, seus limites e estimulando atitudes de cuidados com seu corpo, seu ambiente e seus pertences..
Objetivos Específicos:
- Conhecer o próprio corpo; identificar particulares; valorizar a própria imagem; aprender a observar.
- Identificar e nomear a si próprio, as professoras, os colegas e demais pessoas do universo escolar, interagindo com todos.
- Identificar-se com a turma, sentindo-se parte do grupo, progressivamente engajado, colaborando e participando efetivamente.
- Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do grafismo, do domínio corporal e do conhecimento físico. 
- Memorizar cantigas de roda.
- Reagir em situações imprevistas, tentando resolver pequenos problemas que surjam com o bom humor e criatividades.
- Identificar semelhanças e diferenças perceptíveis entre pessoas, objetos, sons e gravuras, estabelecendo alguma relação entre eles.
 
Justificativa:
Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.
Entende-se que a construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. 
Pretendemos criar situações nas quais as crianças se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades; através de conversações, histórias, músicas, dramatizações, jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma.
Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, musical, pictórica e linguística.
Produto final: Construção do livro de Identidade.