Projeto pedagógico -- Maternal II - Eu sou assim...

Professoras: Cíntia Duarte
                      Mariana Aparecida de Mira
Colaboradoras: Camila e  Mariluci
Turmas: Maternal II A e B.
Título: Eu sou assim...
 
Áreas de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes, Movimento, Natureza e Sociedade.
Objetivo Geral: Promover a adaptação ao ambiente escolar e a socialização da turma, bem como a exploração do conhecimento, através de brinquedos e atividades significativas; para que umas aprendam com as outras, num processo de interação e exploração que possibilitará a formação e valorização pessoal e social.
Objetivos Específicos:
- Conhecer o próprio corpo, valorizar a própria imagem; aprender a observar.
- Identificar e nomear a si próprio, as professoras, os colegas e demais pessoas do universo escolar, interagindo com todos.
- Identificar-se com a turma, sentindo-se parte do grupo, progressivamente engajado, colaborando e participando efetivamente.
- Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do grafismo, do domínio corporal e do conhecimento físico. - Reagir em situações imprevistas, tentando resolver pequenos problemas que surjam com o bom humor e criatividades.
- Compreender e praticar, no desenrolar das brincadeiras e regras combinadas.
- Identificar semelhanças e diferenças perceptíveis entre pessoas, objetos, sons e gravuras, estabelecendo alguma relação entre eles.
 
Justificativa:
Pretendemos pautar este projeto com questões  que visam a construção da identidade do grupo, através da exploração de dados pessoais (nome, idade, fotos, características, preferências, objetos pessoais),trazendo um pouco do mundo que a criança deixou, ao sair de casa, para a escola, procurando favorecer a interação delas com as professoras e colegas.
Para ajudá-la neste processo, pretendemos criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades; através de conversações, histórias, músicas, dramatizações, jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma. 
Além do aspecto lúdico, as brincadeiras  e os jogos infantis desenvolvem as estruturas do pensamento, servindo de apoio a função simbólica, a reversibilidade e as condições lógicas matemáticas (ações de espaço, forma, posição e conceitos de quantidade, tamanho, peso, capacidade).
Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, musical, pictórica e linguística.
Tempo de duração: 8 semanas